? Jubileu do divino no santuário de matosinhos resgata tradições e comemora pentecostes | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quinta-feira, 27 de Junho de 2019  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Jubileu do divino no santuário de matosinhos resgata tradições e comemora pentecostes

A Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos encerra neste final de semana o Jubileu do Divino Espírito Santo. A festa, que acontece desde o dia 29 de maio, registra neste sábado e domingo uma vasta programação. “A comissão do Divino resgata a tradição dos nossos ancestrais em meio à comemoração ao dia de Pentecostes, além de homenagear Nossa Senhora da Lapa e Santo Antônio. Pretendemos resgatar essa cultura dos nossos antepassados por meio de confraternização, momentos de união e do fortalecimento da cultura entre nós da comissão, membros paroquianos e visitantes”, esclarece uma das organizadoras do Jubileu do Divino, Ana Paula Souza.

dIA MAIOR É MARCADO POR PROCISSÃO EM HONRA À n. sRA DO rOSÁRIO, n.sRA DA lAPA E dIVINI eSPÍRITO sANTO - Foto:  Éder Campos / SANTUÁRIO DE mATOSINHOS / dIVULGAÇÃO

DIA MAIOR É MARCADO POR PROCISSÃO EM HONRA À N. SRA. DO ROSÁRIO, N. SRA DA LAPA E DIVINO ESPÍRITO SANTO – Foto:ÉDER CAMPOS / SANTUÁRIO DE MATOSINHOS / DIVULGAÇÃO

Programação
Hoje, 8, o dia é consagrado a Santo Antônio de Pádua e o subtema da novena é Enviado em missão pelo Espírito Santo. As homenagens ao Santo iniciam às 16h30 na Igreja São Francisco de Assis, às 17h os fiéis saem com a tradicional Procissão do Imperador Perpétuo Santo Antônio com acompanhamento de Banda de Música e Folias do Divino em direção ao Santuário de Matosinhos.

A procissão passa pelos seguintes locais: Praça Frei Orlando, Rua Pe. José Maria Xavier, ponte do Rosário, Praça Embaixador Gastão da Cunha, Ruas Getúlio Vargas, Sebastião Sete, Marechal Bittencourt, João Jacob, Praça Dr. Antônio Vieira, retornando para as ruas: José Leite de Andrade, Antônio Josino da Silva onde faz uma parada na Gruta do Divino. De lá seguem para a Praça Pedro Paulo, Rua Bernardo Guimarães encerrando o trajeto na Praça do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
Após a procissão, às 19h30, acontece a Santa Missa e encerramento da novena no Santuário. Para fechar o dia, às 20h30, tem início apresentações dos Grupos de Folia no Coreto.

Amanhã, 9, dia consagrado ao Divino Espírito Santo, a partir das 6h acontece a alvorada festiva com repique dos sinos e toque dos tambores; às 8h Santa Missa no Santuário e no mesmo horário os fiéis iniciam a acolhida das congados com um café. Às 9h30, cortejo com os grupos de congados rumo à Vila Santo Antônio para saudação de Nossa Senhora do Rosário, retornando para o Santuário, onde serão feitas saudações ao Divino, Santo Antônio e Nossa Senhora da Lapa.

Às 10h acontece na Igreja de Santa Teresinha a Santa Missa; a partir das 13h os congados realizam a saudação ao Imperador do Jubileu deste ano e, em seguida, chamada de reis, rainhas, príncipes e princesas. Às 16h Santa Missa e coroação do Novo Imperador, José Ribeiro Mazzini; às 18h30 Procissão Luminosa do Divino Espírito Santo saindo do Santuário e percorrendo o trajeto: Praça Senhor Bom Jesus de Matosinhos, Av. Josué de Queiroz, Rua Farmacêutico Guilarducci, Av. Sete de Setembro e depois retorno ao Santuário. A comissão organizadora pede que os fiéis levem velas para iluminar o caminho da procissão. Na chegada ocorre as despedidas dos congados e para finalizar, às 20h show de encerramento.