? Primeira parcela e cota única do IPTU Vencem em 10 de junho | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quinta-feira, 27 de Junho de 2019  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Primeira parcela e cota única do IPTU Vencem em 10 de junho

A parcela única e a primeira mensalidade do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2019 de São João del-Rei, que estavam previstas para vencer no mês de maio, foram adiadas pela Prefeitura Municipal de São João del-Rei. O vencimento, portanto, está previsto para a próxima segunda-feira, 10. Para esse ano o valor foi reajustado em 7,55% em comparação à 2018, mas para o contribuinte que quitar o imposto à vista recebe um desconto de 7% em cima do valor cobrado.
O secretário municipal de finanças, Paulo César Silva, estipula que o valor arrecadado com o IPTU será de aproximadamente R$ 10,8 milhões esse ano. Ao todo são 48 mil imóveis no município, distribuídos em edificações e lotes.

Silva ainda acrescenta que o dinheiro arrecado é revertido em obras para o município. “A arrecadação é distribuída, por lei 25% deve ser destinada à educação, 15% para a saúde e o restante para necessidades do dia a dia, custos ao funcionalismo e as obras corriqueiras, como calçamento, asfalto e infraestrutura”.

Parcelas
Para os contribuintes que optarem por pagar o valor parcelado, as demais datas de validade acontecem todo dia 10 dos meses de julho, agosto e setembro. A segunda via dos carnês estão sendo emitidas na secretaria municipal de finanças, localizada na rua Ministro Gabriel Passos, ao lado da Ponte da Cadeia.

Isenção
Segundo a lei n° 5.386, de 29 de novembro de 2017, serão isentas de pagar o IPTU as pessoas com câncer ou em processo de hemodiálise. O propósito é que o dinheiro possa ser revertido em um recurso extra para pagamento de medicamentos durante o tratamento. Para saber mais detalhes de como se isentar da taxa, basta procurar a assistente social na Secretaria Municipal de Finanças, onde serão informados os documentos necessários para garantir o direito ao benefício.