? SindComércio vê feriado como prejuízo econômico para a cidade | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quinta-feira, 27 de Junho de 2019  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

SindComércio vê feriado como prejuízo econômico para a cidade

O novo feriado em homenagem à Nhá Chica, aprovado pelos vereadores de São João del-Rei e, posteriormente, sancionado pelo prefeito Nivaldo José de Andrade (PSL) no dia 27 de maio, tem causado opiniões distintas na cidade. Enquanto os comerciantes veem a data como mais um dia de lojas fechadas e mais um dia de prejuízo, a igreja não quis entrar nesse mérito e avalia positivamente a homenagem. No que diz respeito à área da Educação, este ano, as direções de escolas terão que readequar seu calendário.

Feriado de 14 de junho será em homenagem à Beata Nhá Chica - Foto: Adriana Zim / Divulgação

Feriado de 14 de junho será em homenagem à Beata Nhá Chica – Foto: Adriana Zim / Divulgação

De acordo com o diretor jurídico do SindComércio de São João del-Rei, Emanuel Vitorelli, a implantação de um novo feriado pode afetar a economia do município e informa que ofícios e reuniões foram realizadas com o Legislativo e o Executivo para explicar as consequências que essa iniciativa poderia acarretar para o setor comerciário. “Levando em conta a situação econômica que o país vive, em São João del-Rei especificamente, é péssimo para a economia principalmente porque na semana seguinte teremos um outro feriado. Então a gente percebe que a questão da economia do município foi deixada de lado e o impacto para os comércios é enorme já que os órgãos públicos, como os bancos e os serviços da Prefeitura, vão estar fechados”, destaca enfatizando que a homenagem é louvável, mas o momento não é propício.

Para o pároco da Paróquia de Santo Antônio e Bem-Aventurada Nhá Chica, Padre Geraldo Sérgio França, com o dia 14 de junho sendo feriado possibilita uma festa maior em homenagem à Beata, o que ocasionaria para a cidade e o distrito do Rio das Mortes visitas de mais peregrinos e fiéis. “Acredito que diante do crescimento da sensibilidade religiosa com a Nhá Chica, foi um ganho muito grande para a nossa Igreja e para São João, pois são poucos municípios no Brasil que tem pessoas beatificadas pela Igreja Católica e nós somos privilegiados de ter uma conterrânea reconhecida na sua santidade. Todos os anos realizamos uma festa no dia de seu batismo e uma celebração menor no dia 14 de junho. Agora podemos fazer uma celebração maior e assim receber mais peregrinos de diversas cidades”.

Padre Sérgio também explica que o Clero recebeu convites para participarem de reuniões da Câmara Municipal com o objetivo de se manifestarem sobre o projeto do novo feriado. “Quando foi solicitada a presença para manifestarmos, foi alegado que realmente a nível de Igreja seria um ganho positivo. Entretanto a Diocese preferiu não interferir nas votações e assim o Legislativo pôde analisar não somente as questões religiosas, mas tudo que o feriado afetaria”.

Educação
O fato do feriado ser votado no final de maio e já ser implantado em junho também causou, este ano, algumas complicações para a área educacional.

O dia 14 de junho não será contado como dia letivo nas escolas estaduais do município, mas de acordo com o inspetor escolar da Superintendência Regional de Ensino, Pierri Goulart, as mesmas devem repor este dia em uma nova data. “Orientamos as escolas a fazer a alteração no calendário. Mas de acordo com a Lei Federal 9.394 elas têm que ter 200 dias letivos, logo às direções devem nos informar a data em que este feriado será recomposto”.

O mesmo se refere à rede municipal, segundo a Secretária Municipal de Educação, Cinthia Leite, a aula de sexta-feira deve ser reposta ainda neste mês.

Serviços públicos
O dia 14 de junho, cai este ano na próxima sexta-feira, e o funcionamento de alguns serviços públicos de São João del-Rei serão paralisados neste dia. Segundo o SindComércio, os comércios ficam fechados e somente os supermercados funcionam.

O Departamento Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Damae), durante o feriado estará funcionando em regime de plantão pelo telefone (0**32) 3371-8080. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a Defesa Civil também trabalham em plantão, já as coletas de lixo ficam suspensas neste dia.

DIA DE NHÁ CHICA
Os festejos em honra a Beata acontece no Rio das Mortes, no dia 14, com Missas Festivas às 9h30 nas ruínas da antiga Igreja e às 19h na Igreja Matriz, onde, ao final, tem início uma procissão com a imagem de Nhá Chica pelas ruas do distrito.