? Tiradentes inicia festa em honra à Santíssima Trindade | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quinta-feira, 27 de Junho de 2019  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Tiradentes inicia festa em honra à Santíssima Trindade

A cidade de Tiradentes deu início a uma das mais importantes celebrações religiosas do município, a festa em honra à Santíssima Trindade. Os festejos, que seguem até o dia 17 de junho, marcam também a reinauguração do Santuário que esteve fechado para reformas durante três anos.

 

As celebrações seguem até o dia 17 - Foto: Facebook Santíssima Trindade / Divulgação

As celebrações iniciam dia 15 e seguem até o dia 17 – Foto: Facebook Santíssima Trindade / Divulgação

O pároco do Santuário que pertence à Paróquia de Santo Antônio, Padre Ademir Sebastião Longatti, explica que o tema da festa desse ano é “Unidade na Diversidade” e que a cada dia de novena será feita uma reflexão sobre o assunto. “O próprio tema já passa um recado, porque todos nós, seres humanos, somos filhos do mesmo Pai Eterno, e iremos receber uma diversidade enorme de pessoas com diferentes formas de acreditar, mas que merecem o mesmo respeito para construirmos uma sociedade de harmonia e amor, pautada nos ensinamentos de Deus”, acrescenta.

Programação
Até o dia 15, às 18h, será feita a reza do terço. Às 19h acontece missa com participação de movimentos sociais, pastorais e irmandades de Tiradentes. A partir das 20h tem início a novena entoada em latim e em português, que envolve toda cidade e conta todos os dias com orquestra e diferentes manifestações de fé e devoção à Santíssima Trindade.

No domingo, 16, a festa reúne um grande número de fiéis, pois acontecem missas de hora em hora das 5h até as 19h, com intervalos somente de 9h às 10h e 11h às 12h. Também é feito atendimento de confissões e bênçãos.

Dia 17 de junho, Dia Maior da Santíssima Trindade, ocorre atendimento de confissões das 9h às 10h e procissão com a imagem de São Vicente de Paulo em direção ao Santuário e na chegada haverá Santa Missa. Já na parte da tarde, as missas voltam a acontecer de hora em hora a partir das 14h. Às 18h, tem início a procissão onde centenas de fiéis percorrem as ruas de Tiradentes realizando diversas manifestações de fé nas três pessoas da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.