? FIÉIS INCIAM AS CELEBRAÇÕES EM HONRA À NOSSA SENHORA DO CARMO | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI,  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

FIÉIS INCIAM AS CELEBRAÇÕES EM HONRA À NOSSA SENHORA DO CARMO

Mês de julho em São João del-Rei nos remete às comemorações em honra à Nossa Senhora de Monte Carmelo ou, Nossa Senhora do Carmo, como é popularmente conhecida. A vasta programação inicia amanhã, 7, com novenas e missa e o Dia Maior dedicado à Santa é 16 de julho.

Dia Maior dedicado à Santa será em 16 de julho e conta com uma vasta programação - Foto: Gazeta

Dia Maior dedicado à Santa será em 16 de julho e conta com uma vasta programação – Foto: Gazeta

O tema da festa desse ano é “Família: Igreja Doméstica”. Para o Vigário Paroquial, Padre Ramiro José Gregório, se preconiza enfatizar as relações familiares. “O objetivo do tema é tratar da família, colocando Maria como exemplo. Em razão disso teremos os subtemas para cada dia: Maria exemplo perfeitíssimo de mãe, Maria a providência do lar e Maria a conservadora da Família, que serão detalhadamente comentados nas pregações de cada noite”. Ademais, Padre Ramiro enfatiza que a tradicional festa é uma das formas de manter as tradições religiosas da cidade.

Programação
Do dia 7 ao dia 15 a programação estabelece um padrão de honrarias que contam com Santa Missa e Oração da Novena, às 6h e às 15h; recitação do Santo Terço às 18h; Santa Missa às 18h30, sendo 19h o último horário da novena de Nossa Senhora do Monte Carmelo. Nos domingos que recebem as comemorações ainda será celebrada Santa Missa às 8h. Na segunda-feira, 15, após a novena, haverá coroação da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo.
Na terça-feira, 16, Dia Maior das celebrações, a programação começa nas primeiras horas do dia, com alvorada festiva e tradicional repique de sinos, às 5h. Às 6h será ministrada Santa Missa e logo após acontece a solene transladação do Santíssimo Sacramento para a Capela, na qual ficará exposto para adoração dos fiéis, durante todo o dia. Às 7h e às 8h ocorrerem mais celebrações de missas.
No meio da manhã, às 9h30, ocorre Santa Missa Solene presidida pelo Bispo Diocesano, Dom José Eudes Campos. No início da tarde às 13h, será celebrada missa em lembrança a todas as pessoas que contribuíram para as celebrações deste ano e às 14h missa em razão dos músicos das diversas corporações do município. Às 15h a Santa Missa é especial para as pessoas que desejarem tomar parte da “Confraria do Santo Escapulário” e também nas intenções de todos os enfermos.
Para encerrar as celebrações, às 17h30 ocorre a Missa Festiva, após a qual tem início a Procissão Solene, com a imagem de Nossa Senhora do Carmo pelas ruas do Centro Histórico.

Santo Elias
Entre os dias 17 e 18 de julho ocorre o tríduo de Santo Elias. Às 18h30, Santa Missa e exercício do Tríduo. Na sexta, 20, consagração a Santo Elias, com missa às 18h30 seguida de rasoura com benção do Santíssimo Sacramento.