? TORNEIO LEITEIRO DO CABURU ENCERRA NESTE FINAL DE SEAMANA | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI,  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

TORNEIO LEITEIRO DO CABURU ENCERRA NESTE FINAL DE SEAMANA

Termina amanhã, 7, o sétimo torneio leiteiro do distrito de São Gonçalo do Amarante, conhecido como Caburu. O evento que começou na última quinta-feira conta ainda com concurso da rainha do torneio, cavalgada e brincadeiras para as crianças.

Esta é a sétima edição do torneio - Foto: Eric Oliveira - Face Caburu de Minas / Divulgação

Esta é a sétima edição do torneio no distrito – Foto: Eric Oliveira – Face Caburu de Minas / Divulgação

O distrito que pertence ao município de São João del-Rei conta com uma programação diversificada para o público que aprecia as atividades do campo. Eventos como esse valorizam a cultura rural e promovem o turismo e uma das intenções é justamente dar mais visibilidade ao Caburu.
O Secretário Municipal de Agropecuária e Abastecimento, Gervásio Júnior conta que “o torneio leiteiro do Caburu é recente, se comparado a outros que acontecem há mais de 30 anos, mas nesse tempo ao qual é realizado sempre promoveu a integração entre os produtores de leite da localidade e da região e nessa edição não será diferente. A troca de experiências e de conhecimento também são muito importantes”.
A organização do torneio leiteiro baseia-se na separação dos animais, em raças holandesa ou mestiça, e nas categorias de vaca adulta e novilha. Já a competição avalia os cinco melhores resultados das ordenhas, realizadas nos quatro dias do evento. O animal que produzir mais leite vence dentro de cada categoria e raça.
O proprietário do animal que produzir a maior quantidade de leite irá receber como premiação um troféu ofertado pela Prefeitura Municipal para os primeiros, segundos e terceiros lugares dentro de cada categoria. Haverá também um troféu para o vencedor geral.

Programação
Hoje, 6, às 7h, acontece a terceira ordenha e às 18h, a quarta ordenha. Às 19h30 as crianças ganham espaço para o desfile infantil; às 20h30 ocorrerá o concurso para a escolha da rainha do torneio; às 22h, show com Maurício Costa e à meia noite, show com Rodrigo Dias e Juliano.
Amanhã, último dia da programação, acontece a quinta ordenha, às 7h; às 8h será dada a partida para a cavalgada e às 8h30, café dos vaqueiros e entrega dos prêmios para os vencedores do torneio leiteiro. Às 12h, será promovido um torneio de truco; às 13h acontece uma ação do Projeto Recriar, que organiza brincadeiras para as crianças, momento em que serão disponibilizados brinquedos na rua de lazer. O encerramento do evento acontece às 17h, com show de Shirlei de Carvalho.